25 set 2009

A primeira ligação da família.

Categoria: Dicas

Por:

Ta aí uma coisa que deixa TODAS as futuras au pairs de cabelo em pé. A primeira ligação é sempre um parto. Por mais que você converse a respeito com quem já passou por isso, por mais que você pesquise, por mais que você se prepare, a primeira ligação da host family sempre nos pega de surpresa. Comigo não foi diferente.

 Quando meu host dad me ligou pela primeira vez, eu nem sabia que o meu aceite tinha saído. Então o telefone tocou, em uma segunda-feira a noite, por volta das 12h. Quando a ficha caiu, o meu coração começou a bater tão rápido que quase fez com que o meu cérebro parasse de funcionar. Nessa época o meu inglês já era bom, então eu não tive problemas pra me comunicar. O problema era que eu não sabia o que falar pra ele, o que perguntar. Expliquei pra ele a situação, que eu não estava esperando a ligação e que não sabia exatamente o que dizer, mas que tinha várias perguntas pra fazer. Então combinamos dele ligar novamente no dia seguinte. E aí foi tudo mais tranqüilo. Eu já tinha separado as perguntas e estava anotando tudo o que ele me contava. Na primeira ligação também havíamos trocado e-mails, o que facilitou bastante. Ele mandou fotos pra que eu pudesse conhecê-los e me deu várias informações sobre o lugar onde eu moraria, onde poderia estudar e opções de entretenimento da região. Depois disso conversei com os hosts por telefone mais 3 vezes antes de fechar.

 Os segredos da primeira ligação:

– Procure se manter calma. Essa é a parte mais difícil, e também a mais importante. Quanto mais calma você estiver, mais fácil será para pensar e interpretar o que os host estão falando.

– Peça o e-mail deles, caso você queira tirar alguma dúvida que surja mais tarde.

– Anote todas as perguntas com antecedência, e pense bem nas coisas que você quer perguntar pra não esquecer de nada.

– Pratique com alguma amiga que fale inglês. Peça para ela fingir ser a host mom e ligar pra você.

 Você provavelmente receberá um e-mail dizendo que uma família está com o seu profile e pode entrar em contato com você. Algumas families mandam um e-mail antes pra avisar que estarão entrando em contato por telefone.

 Que tipo de perguntas você  deve fazer?

A resposta é simples, pergunte sobre qualquer coisa que você queira saber. Pergunte sobre:

– as crianças, o que gostam de fazer, como é a rotina delas, do que não gostam…

– que tipo de atividades pode fazer com as crinças, biblioteca, zoo, parquinhos, playdates com os vizinhos…

– quais são as expectativas deles sobre a futura au pair.

– se você é a primeira au pair. Caso não seja, pergunte se eles podem colocá-la em contato com a anterior para que vocês conversem.

– as suas responsabilidades, se precisa cozinhar ou dirigir…

– o seu horário de trabalho, manhãs, tardes e noites, se precisa trabalhar nos finais de semana.

– os teu tempo livre, que dias estará off, se pode sair e voltar a hora que quiser ou se haverá curfew, se pode receber outras au pairs em casa.

– as suas opções de estudos e entretenimento e também como é o transporte público onde eles moram (nessa hora eles deixam escapar se haverá um carro pra você dirigir no seu tempo livre ou não).

– o seu quarto, se fica no basement ou no 1st floor, se há banheiro no quarto ou se você divide um com as crianças/família.

– como você pode se comunicar com sua família no Brasil, se há telefone e internet disponível pra você e, caso haja, se existem alguma restrição como horário por exemplo.

2 comments

  1. Angela disse:

    muito importantes essas dicas! amei esse site bjosss

  2. Paola disse:

    Oi simone… primeiramente .. amei esse site de voces … as dicas sao otimas!! Eu estou agora na espera do meu primeiro contato com as hosts familys e estou morrendo de medo…
    Essas dicas de voces estao me deixando mais ansiosa mas menos preocupada … ja sei como agir e o que perguntar!!
    Valeeu!
    Beijos!!

Leave your Commnet!