6 jul 2014

Au… o que?

Categoria: Atividades, Au Pair is..., Dicas

Por:

AU PAIR!!!

Bem vindas ao blog Au Pais is… e como o nome já diz, neste blog vc descobre o que é ser uma de nós…

 

Vejam a descrição do que é ser Au Pair:

A expressão au pair, em francês significa “a par” ou “igual” e tem sua origem na ideia de paridade econômica entre serviços trocados. Originalmente referia-se ao trabalho fornecido em troca de alojamento e comida, com ou sem remuneração. Daí surgiu a expressão travailler au pair, bem como, jeune fille au pair, que existe desde o século XIX  e foi posteriormente reduzida para au pair.

Atualmente, na França, faz-se uma distinção entre o conceito tradicional de au pair – que é um trabalhador assalariado, alojado e geralmente alimentado por uma família, em troca da execução de tarefas domésticas, tais como o cuidado de crianças – e o chamado stagiaire aide familial étranger (“estagiário estrangeiro de ajuda familiar”), que é o jovem estrangeiro participante de programa de intercâmbio com o objetivo de aprender a língua do país receptor (inclusive frequentando aulas durante uma parte do dia) e que é alojado e alimentado por uma família local, podendo receber também algum dinheiro, para cuidar das crianças dessa família.

Embora em todo o mundo a expressão au pair seja utilizada para designar o jovem estrangeiro participante de um programa de intercâmbio cultural, na França, paradoxalmente, a denominação utilizada é, segundo o estatuto legal, stagiaire aide familial étranger.  Assim, um jovem francês que participe de programa de intercâmbio em outro país é chamado au pair, enquanto o jovem estrangeiro, participante do mesmo programa e recebido por uma família francesa, é chamado stagiaire aide familial étranger.

Uma Au pair (plural: au pairs) é uma ajudante que trabalha como babá, vinda de um país estrangeiro e que trabalha para, e vive como se fosse parte da família hospedeira. O Au Pair como um programa de intercâmbio cultural para jovens, de ambos os sexos, tem duração média de 12 a 24 meses. Apesar do programa aceitar homens, a imensa maioria de participantes ainda são do sexo feminino.

au pair é recebida em um país de língua estrangeira por uma família com crianças, onde recebe moradia, uma bolsa de estudos (geralmente do idioma local) e um salário semanal. Tem como responsabilidade o cuidado com a(s) criança(s) da família anfitriã e ajuda com parte dos trabalhos domésticos da casa relacionados com as crianças. É uma oportunidade para jovens que querem conhecer um novo país, aprender uma nova língua e garantir um trabalho remunerado neste processo.

Uma au pair deve ser tratada como uma parte igual da família, não como um servo e não deve ser obrigada a usar uniforme. Não pode haver mal-entendidos em ambos os lados sobre o que isso significa. A prática usual é que a au pair faça suas refeições com a família na maior parte do tempo e participe das atividades habituais, como passeios e viagens. No entanto, a família anfitriã normalmente espera ter algum tempo para si mesma, privado, especialmente à noite. Durante esse tempo, a au pair pode retornar a seu quarto para assistir televisão ou estudar, ou sair com amigos. Existem limites quanto às horas trabalhadas, estabelecidos pelo governo de muitos países. À au pair é dado um subsídio mensal e todas as despesas são pagas pela família anfitriã.

Au pairs devem cuidar das crianças e executar alguns serviços domésticos. Não são responsáveis por serviços que não estejam relacionados com as crianças ou com as áreas de convivência da casa. Os deveres de uma au pair geralmente incluem:

  • Acordar as crianças
  • Levar e/ou pegar as crianças na escola
  • Ajudar as crianças com o dever de casa
  • Brincar com as crianças
  • Levar as crianças para passear em parques, grupos de brincadeira ou outras atividades
  • Preparar refeições para as crianças
  • Lavar as roupas das crianças
  • Arrumar as camas das crianças
  • Limpar o banheiro das crianças
  • Fazer pequenas compras
Os Estados Unidos são o destino mais procurado para este tipo de intercâmbio, mas há opções de vários outros países, basta você procurar saber na agência.

Há basicamente dois tipos de programas de au pair: os oficiais e reconhecidos pelos governos internacionais (que são oferecidos por Agências de renome como a EXPERIMENTO  e são totalmente confiáveis) ou aqueles do tipo bolsa de emprego, em que famílias interessadas e os(as) candidatos(as) entram em contato sem intermediários, porém é muito arriscado, pois se algo acontece com você, não há respaldo e ajuda da agência se você decidir ir por conta própria.

 

É fundamental realizar este tipo de intercâmbio com uma Agência Especializada, e a EXPERIMENTO é simplesmente A MELHOR para cuidar de todos os trâmites de ida, estadia e volta, sem nenhum problema. Você tem todo o auxílio da equipe desde a tomada de decisão de ser uma Au Pair, ajuda com a documentação necessária, testes, passaporte, vistos, orientações, passagens, traveller´s check, enfim, TUDO é orientado pela agência e cuidado por ela, assim você só terá que se dispor a ir e viver essa maravilhosa experiência sem nenhuma preocupação! Comigo foi tudo PERFEITO, então só tenho a agradecer à equipe da EXPERIMENTO que me atendeu tão bem, que atendeu meu pai tão bem (e o deixou super sossegado de me deixar nas mãos da agência) e cuidou para que tudo saísse corretamente, não tive nenhum problema durante minha experiência!

Super recomendo a EXPERIMENTO!!

beijos e boa sorte!

1 comment

  1. magda disse:

    Ola, no final desse ano vou concluir meu curso de espanhol e pretendo fazer um intercâmbio de preferência na Espanha e como trabalho a quase 4 anos como babá “au pair” me parece ser a melhor maneira . Gostaria de saber se há a opção por outros países ou somente intercâmbio como au pair ao Estados Unidos??

Leave your Commnet!