22 out 2010

Au Pair x Vida Profissional

Categoria: Au Pair is..., Medo

Por:

dúvida 2

Quando decidimos que queremos ser au pairs, várias dúvidas surgem, mas nenhuma é mais cruel que as questões relacionadas ao nosso futuro profissional. Devo ir antes ou depois da faculdade? Será que eu devo trancar a faculdade? Será que devo deixar pra trás um emprego que eu gosto tanto, no qual me dou tão bem? Será que, profissionalmente, vale a pena “ser babá” por um ou dois anos?

Até essa semana que passou, eu tinha as minhas dúvidas sobre essas respostas. Eu moro em uma cidade pequena, onde falar inglês fluente não é um diferencial tão importante para se conseguir um bom emprego. Cresci ouvindo o quanto é importante, profissionalmente, que você saiba falar inglês. Mas pra mim, profissionalmente, falar inglês fluente nunca fez tanta diferença. Até hoje!

Nesta semana que passou eu fui contratada para trabalhar no departamento de exportação de uma empresa que exporta 90% do seu faturamento para os Estados Unidos e o Canadá. Eu posso afirmar com segurança, que ter sido uma au pair por dois anos fez a diferença nesse caso. Ser formada em RP, estar concluindo uma pós graduação e ter iniciado outro curso de graduação na área de comércio exterior me ajudaram. Mas pra mim ficou muito claro, que o inglês fluente e o fato de ter morado fora por esse tempo foram os fatores decisivos para a minha contratação. Já faz dois anos que retornei ao Brasil, e hoje começo a colher os frutos.

dúvida 1Então, se vocês querem saber a minha opinião, vale a pena sim morar esse tempo fora, limpando bumbum de bebê e preparando sanduíches de pasta de amendoim com geléia para adolescentes que talvez ainda nem saiba que no Brasil nós falamos português, e não espanhol. Talvez demore alguns meses para que essa experiência traga retorno, mas ela trará.

E se não for pela vantagem profissional, ser uma au pair vale a pena porque você cresce como pessoa, aprende a se adaptar a uma cultura totalmente diferente da sua, desenvolve a sua independência, aprende a se virar sem ter papai e mamãe por perto, aprende a valorizar a sua família (tem coisa que a gente só sabe a importância que tem depois que fica longe dela). Então se vocês ainda estão pensando se vale à pena trancar a faculdade, ou largar o emprego pra ser uma au pair, a resposta é SIM, vale a pena sim! Viajar antes ou depois da faculdade talvez não faça tanta diferença assim, mas viajar ou não, faz muita diferença!

12 comments

  1. Jessica Passoni disse:

    Oi Simone, acompanho o blog desde o comecinho do ano.
    Decidi ser au pair antes mesmo de terminar o ensino médio, então pedi de aniversário pro meu pai ano passado, o cheque para pagar minha inscrição no programa. Bom por causa da habilitação, e outros requisitos, eu terminei meu application há 3 mêses. Estou esperando ainda ficar online. E estou anciosa como nunca. Enfim, vim falar que seus pots e o das outras meninas me ajudam muito a tirar medos, duvidas, e ajuda tambem meus pais, sempre que posso leio com eles os posts mais interessantes para eles verem que ser au pair não é um bicho de 7 cabeças. Pessoas de minha família, e até mesmo de fora que não tem conhecimento sobre o programa me criticaram, chegaram a dizer que eu vou virar prostituta la, que vou ficar largada, etc. HAHAHA nem ligo!!!! Vou fazer 19 anos e preferi deixar a faculdade pra depois da viagem!! Obrigada a vc e a todas que cuidam desse blog com tanta dedicação! Beijos

  2. Ariane disse:

    Tbm gostei mto do post e confesso que tive essa dúvida no começo… mas daí comecei a pensar assim: “Meu emprego é tão bom aasim que não consigo nada igual pelo menos depois que eu voltar? NÃO – Minha família vai estar aqui me esperando? SIM – Posso perder o namorado? SIM, mas que adianta eu ficar por causa dele se meus sonhos são outros?! Então vou arriscar, se for pra ser vai ser, eu estando aqui ou lá 😀
    Enfim… acompanho o blog desde antes de decidir ser au pair… agora estou à 50 dias do embarque, numa tensão horrível de pré visto mas com mta fé que td dará certo. Enfim, adoro o blog, é mto interessante ver os posts com opniões diferentes!
    Obrigada pela ajuda de sempre!
    Bjus

  3. Michelle disse:

    Parece que esse post hoje leu meus pensamentos!!Estava hoje mesmo conversando com uma menina que já é Au Pair,e está lá fora em relação a carreira profissional.Tive meus medos,pois estou com 25 anos e quando voltar vou estar quase chegando aos 27 anos..Mas ai eu parei e pensei:Minha faculdade pode esperar,emprego bom vou arranjar quando voltar e meu namorado se ele me ama tb vai me aguardar..Enfim,acho que além de tudo isso,vou crescer em outros sentidos tb.Embarco daqui a 2 meses e meio,e cada vez mais tenho a mais absoluta certeza da escolha que fiz!!

    Um super beijo e Boa Sorte a Todas Futuras Au Pairs!!!

  4. Ana Carolina disse:

    Meninas, a Simone está certissíma, a viagem vale mtooo a pena! Minha história é parecida com a dela, voltei há dois anos e acabo de ser contratada para uma vaga que exigia inglês fluente. Os frutos demoram um pouco, ainda mais em se tratando do Brasil, mas eles vem, cedo ou tarde, as boas oportunidades aparecem.

  5. Guilherme disse:

    PER-FEI-TO!Palavras sábias ótimo post!

    Faço minhas, as palavras da Jéssica!

    Um beijo a tds vcs!

  6. Anddy disse:

    Adoreeeeeei o post!
    Acho que somos muito jovens para ter medo da carreira profissional! estah mto dificil ganhar bem aqui no Brasil sem um ingles decente.Acabei de terminar a pos graduacao e larguei um bom emprego em um dos maiores bancos de investimentos do Brasil, estou tirando a cnh (quem ainda nao tirou pode se preparar para gastar uns 4 meses- ou mais- para tirar a sua- pasmem)…. concordo com vcs meninas: nossa familia estara aqui, nossos namorados vao nos esperar se quiserem nos esperar…e se eles desistirem eh pq nao gostavem mto da gente.
    Temos que pensar nos nossos sonhos e se esse sonho ira nos amadurecer – com ctza vai- de fato qd voltarmos o Brasil estara de bracos abertos para receber nossos dotes! afinal nos proximos anos seremos sede dos eventos mais importantes e com certeza precisarao de pessoas guerreiras!

    bjossss garotas!
    boa sorte para todas nos!

  7. Flávia disse:

    Há dois anos sou formada em jornalismo e desde então trabalho na área. Mas aquele sonho de que quando formasse teria boas oportunidades e ganharia bem ainda não se concretizou. A vontade de ser au pair sempre existiu, mas o medo de sair do mercado e depois não conseguir voltar adiaram o sonho. Hoje trabalho para pagar o programa e espero embarcar no primeiro semestre de 2011. Para quem como eu, que já tem uma profissão e não sabe o que fazer, eu sugiro que faça um plano de carreira, pense o que voce quer quando voltar. Eu já tracei meus objetivos, e mesmo que eles mudem por causa da experiencia no exterior (isso é muito comum), ter algo para almejar ajuda a não se sentir perdida, sem rumo.

    sorte pra nós!
    beijos!

  8. Gurias é muito verdade e hoje eu tive a prova disso tudo que a Simone falou, em uma entrevista de emprego a psicologa me contou que entre dois candidatos escolheu o que tinha estudado e trabalhado no exterior, mesmo que o outro tivesse muitos cursos não tinha experiência, não tinha a prática que você adquire em uma viagem dessas. Eu já estou me mesendo para fazer a minha! Sorte para todas, se arrisquem!

  9. Fabiana disse:

    Querida, tudo bem? Me formei ano passado (2010) em jornalismo, e pretendo ir para os EUA como Au pair, ano que vem (2012). Confesso que penso sempre em relação ao mercado de trabalho. Tenho medo de voltar e o mercado passar por cima…você acha que isso é encanação e que com a experiência que vou ter lá fora eu consigo algo legal aqui no Brasil?

    Beijos

  10. Natalia disse:

    EU tbm me formo em RP, agorinha no final do ano (to estressada com o TCC alias), e quero largar o emprego ( ele é tão bom assim que eu não consigo outro quando voltar?? NÃO – alguém disse isso aqui nos comentarios e eu concordo) Meu namoro não valia mais a pena, e agora decidi que ano que vem quero ser au pair, esse é o melhor blog que eu encontrei e tenho lido ele diariamente. Terminando a correria do meu tcc, e vou mergulhar de cabeça neste objetivo!

  11. Fernanda disse:

    Adoreeei muito esse post.
    É tudo o que eu estava precisando ler nesse momento.
    Ando muito confusa sobre tudo isso.

    Obrigada pelas palavras!!

  12. Dhennyze Morais disse:

    Oi, estou com algumas dúvidas sobre o assunto ainda. Deve ser porque o desejo de ir para os EUA É grande kkk.
    Não sou boa no Inglês, me enrolo toda e ainda não tenho carteira de motorista. Tenho 20 anos e acabei de começar a cursar minha Faculdade de Jornalismo e tenho um emprego instável.
    Penso em aproveitar esses 4 anos pra aprimorar o Inglês e tirar a carteira.
    Acham que estou perdendo tempo fazendo isso?
    Porque tipo quando eu for terei 24 anos e meio eu acho.

Leave your Commnet!