31 jan 2010

Carnaval nos EUA?!

Categoria: Cultura, Dicas

Por:

Bom, todas sabemos que o Brasil é mundialmente conhecido pelo carnaval (além do futebol). Pode parecer clichê, mas muitos gringos, ao dizermos que somos do Brasil já fazem alusão ao futebol e carnaval. Porém, lá essa data não é tão comemorada como é aqui, onde o país para e celebra durante 5 dias.

O mais perto que eles chegam do carnaval é o Mardi Gras, celebrado, principalmente, em New Orleans e em algumas outras cidades mais ao sul do país, que foram colonizadas por franceses católicos e levaram a tradição do carnaval.  Em francês, Mardi Gras quer dizer “terça-feira gorda” e é celebrado com os desfiles de várias agremiações (tipo escolas de samba, com carros alegóricos). Durante os séculos, essas comemorações tomaram algumas características africanas, trazidas pelos escravos. Os bares ficam abertos o dia todo e as pessoas usam fantasias, muitas vezes esquisitas e ficam fazendo bagunça pelas ruas da cidade.

Já em outros lugares dos EUA, não espere grandes comemorações pra essa data. Pra quem gosta de carnaval, como eu, pode ser até um pouco deprimente não celebrar umas das datas mais esperadas pelos brasileiros. Porém alguns bares brasileiros e latinos ao redor do país fazem seus “carnavais”, geralmente durante o final de semana que antecede a terça de carnaval. Para quem está em NY e arredores, na Little Brazil há comemorações carnavalescas em plena Manhattan.

Fique de olho na programação desses bares, e as vezes até alguns restaurantes e churrascarias, para saber se haverá “carnaval”. E, apesar de estar muito frio nesta época do ano, pode ser uma boa oportunidade de matar um pouquinho a saudade do Brasil.

7 comments

  1. eduarda disse:

    Eu prescizava de alguma coisa util , e isso me ajudou um pouco , obrigadoo …

    >.<

  2. Biaa. disse:

    Eu só gostariaa de saber o dia que elles comemoram láa (nos ESTADOS UNIDOS) porque nesse texto não falaa

    mais fora isso oo textoo esta bom!

    • Angeline disse:

      Eles comemoram na mesma epoca que comemoramos no Brasil. Nao ha um dia fixo (assim como nao ha no Brasil), mas a terca de Mardi Gras la eh no mesmo dia da terca de Carnaval no Brasil, assim como em todos os outros paises que celebram o carnaval, ja que eh (ou era pra ser) um feriado catolico 😉

  3. Eder disse:

    Me leva pra la, um pais sem carnaval, deve ser uma maravilha, as pesoas la devem ter oque fazer, deve ser por isso que a qualidade de vida é muito superior a daqui.

Leave your Commnet!