30 out 2009

Como faço para tirar o passaporte?

Categoria: Dicas, Viagens e Passeios

Por:

passaportes

Essa dúvida pode ser simples, mas muitas pessoas já me perguntaram. Como fazer? Onde fazer? Quais os documentos necessários? Quanto custa?

Basta entrar no site do Departamento da Polícia Federal (que é este aqui: http://www.dpf.gov.br/), ir em requerer emissão de passaporte. Depois é só escolher o estado e cidade e clicar em confirmar.

Depois, solicite a emissão de passaporte e preencha todos os campos. Quando você terminar, uma Guia de Recolhimento da União (GRU) será emitida e você deverá pagar antes da data de vencimento. Essa taxa varia,  para o passaporte de cor azul (o novo, digitalizado), é de R$ 156,07. Nas unidades que emitem o passaporte antigo (cor verde) a taxa é de R$ 89,71.

Após o pagamento, você deverá ir até o posto do Departamento da Polícia Federal, com os documentos necessários. Em alguns lugares você deverá agendar essa visita (no próprio site eles indicam em quais localidades é preciso fazer o agendamento).

Os documentos necessários para tirar o passaporte são: documento de identidade (RG, Carteira nacional de habilitação, passaporte anterior…); CPF; Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve) – na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral; Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido.  Deve-se apresentar o Passaporte anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro. Lembrando que todos os documentos devem ser originais.

Não precisa mais levar foto, pois ela é tirada na hora (não se preocupe: todo mundo fica estranho  nessa foto.. hehe).

Depois, no próprio site você consegue seguir o andamento do pedido. Caso ele fique pronto antes do prazo que eles te deram, mandarão um e-mail avisando. Daí é só você mesmo ir pegar no mesmo lugar que você foi antes, com um documento original. Não precisa marcar hora, pois lá e por senha na ordem de chegada. Se você demorar mais que 90 dias pra ir retirar o passaporte, ele será invalidado.

O passaporte tem validade de 5 anos e depois que ele vencer é preciso renová-lo (caso for usar),  seguindo esse mesmo processo.

Pronto: com o passaporte em mãos, agora é tirar o visto e fazer uma ótima viagem!

5 comments

  1. Karina disse:

    Uma dica interessante:
    se você não conseguiu ir pagar ou viu q não vai conseguir ir pagar o GRU até a data de vencimento basta entrar no site e pedir para reemiti-lo, a data será outra.
    Descobri isso por acaso, pois não tinha como imprimi-lo na hora q agendei, mas marquei a data. Qdo fui imprimir vi q a dtaa era outra! hehehe

  2. Camila disse:

    Ow, manda um post sobre o como tirar o visto tb 😉

    E esse ficou muito bom.. muito esclarecedor!!

  3. Gabriela disse:

    Fale um pouco sobre o visto, entrevista no consuladoooo..por favor

  4. Angeline disse:

    Oi meninas,
    a Barbara escreveu um posto sobre como tirar o visto..
    http://www.aupairis.com/papelada-para-o-visto-j-1-ds-2019/

    espero que ajude vocês!
    Beijos

  5. […] Há alguns meses publiquei um post sobre como e o que fazer para tirar o passaporte. […]

Leave your Commnet!