4 dez 2009

Como ligar para o Brasil com cartões telefônicos e a cobrar

Categoria: Dicas, Dinheiro

Por:

Uma das primeiras coisas que queremos fazer quando chegamos aos EUA, assim que saímos do avião, é ligar pra família no Brasil e avisar que está tudo bem. Mas, e como fazer essa primeira ligação?

Eu sofri um pouco até descobrir como a faria. Primeiro porque estava chegando num país novo e não conhecia nada, segundo porque a língua é um obstáculo, mesmo pra quem já sabe “falar” inglês. É diferente o inglês que aprendemos aqui e o inglês que eles falam por lá. Mas isso logo deixa de ser um empecilho. Primeiro tentei ligar a cobrar, mas não sabia como. Depois fui até uma banca de revistas, no aeroporto mesmo (fiz escala em Washington, DC). Comprei um phone card, mas e pra descobrir como ele funcionava? Foram alguns minutos até que eu e outras meninas pudéssemos entender como aquilo funcionava. Mas depois de descoberto tudo se tornou muito mais simples.

Quando estávamos no hotel tínhamos telefones a nossa disposição. Então era só ir até o posto de gasolina mais próximo e comprar os phone cards (que são inúmeros, vários modelos, várias empresa, vários valores…). Com eles as ligações para o Brasil se tornam muito mais baratas. Por U$2 dólares é possível falar por horas, e uma vez que descobrimos como usar se torna muito útil:

  • Primeiro você disca o número que está indicado no cartão, que te conectará a uma central. Esse número é um toll free (1-800);
  • Depois, alguns cartões tem opções de língua, como o inglês, espanhol e alguns até português , e é só escolher uma digitando uma tecla;
  • Então é só entrar com o código do cartão (que na maioria você tem que raspar a parte prateada). Logo que você entrar com esse número, eles te dirão qual o saldo que o cartão possui.
  • Daí é só discar o telefone que você quer ligar no Brasil, lembrando que o código do Brasil é 55 e que você precisa discar 00(zero-zero) ou 011 (zero-onze) antes de fazer ligações internacionais (depende da operadora do seu telefone). Assim: 011 55 + DDD+ telefone OU 00 55 +DDD+telefone. Não precisa colocar o número da operadora do Brasil.

Nas lojas brasileira você encontra cartões especificamente pra ligar pro Brasil (na verdade você pode ligar pra qualquer lugar, mesmo outros estados dos EUA ou países, mas as tarifas pro Brasil são melhores). Eu preferia comprar os de U$2, pois a cada ligação cobra-se uma taxa de conexão e com um cartão de 2 dólares eu falava por algumas horas até que ele acabasse. Se você ligar pra telefones fixos no Brasil o tempo que você poderá falar será maior que se ligar pra celulares. Quanto ao telefone que irá usar nos EUA pra fazer as ligações com os phone cards, prefira os fixos durante o dia. À noite, a partir das 7 ou 9 pm até as 6 am (dependendo da operadora), você pode ligar gratuitamente para outros estados e os minutos não são pagos. Verifique essa informação com sua Host Family, pois eles te darão os dados corretamente. Assim, quando queria ligar para o Brasil utilizando os cartões telefônicos à noite, podia fazer do meu celular, já que os minutos da operadora eram de graça.

Quanto à qual cartão comprar, isso depende do estado que você mora. Eu sempre anotava aproximadamente quanto tempo conseguia falar com cada cartão e comprava os que duravam mais.

Caso não haja lojas brasileiras perto de você, esses cartões estão a venda em postos de gasolina, Markets e vários outros lugares. São de fácil acesso, baratos, simples de usar e tudo que você precisa é de um telefone.

Para ligar a cobrar, tem o número da EMBRATEL ( Brasil Direto) 1-800-283-1055. É só ligar de qualquer telefone nos EUA, o atendimento é em português e custa mais ou menos R$1 /minuto pra quem a recebe.

6 comments

  1. dani disse:

    Eu conheco o 1800 344 10 55 Da Embratel. Da direto em Portugues, é só seguir as instruçoes. Nao ficam caras as ligacoes pq eu so ligo assim pra casa e ninguem ateh hj reclamou do preco.

  2. Marina disse:

    Meninas, estou embarcando amanhã. E sério esse foi o post da salvação.. estava super perdida não sabia como faria pra ligar pra casa! Só fiquei com uma dúvida. Esses cartões eu tenho que falar até acabar ou posso desligar e ligar pra outro número e continuar usando a minutagem?? Se alguem puder tirar minha dúvida por email agradeceria mtooooooooo

    bjoss

  3. Angeline disse:

    Que bom que este post foi útil pra voce! Boa sorte na sua vida de au pair!
    Com esses cartões você pode fazer várias ligações, até que acabe o “crédito”. Não tem limites de ligações. A única coisa é que você provavelmente pagará uma “taxa de conexão” a cada ligação que fizer.

    Beijos e estamos aqui pra futuras dúvidas
    =)

  4. […] ligações fora dos EUA, não compensa usar o telefone diretamente, já que usando cartões telefônicos ou o skype (e programas semelhantes) sai bem mais […]

  5. Fabiana disse:

    Obrigadooooooooooooo!!!!!! Vc me salvouuuu!!!!!

Leave your Commnet!