19 nov 2009

Cultural Shock

Categoria: Au Pair is..., Medo

Por:

Quem já foi au pair sabe exatamente o isso significa, é aquele sentimento de questionar o porquê as coisas do jeito que são, são nossas atitudes, mesmo que inconscientes de criticar e ver mais pontos negativos do que positivos nesta nova cultura em que estamos inseridas.

Para futuras au pairs, quando você se sentir assim, não se assuste, faz parte do processo.

Cultural shock ou choque cultural é uma fase de adaptação em que passamos quando mudamos totalmente de vida.

O primeiro estágio é o da crítica, depois aos poucos você começa a se acostumar e certas coisas passam a te incomodar menos, por fim percebemos que lá tem tanto o lado bom, como o lado ruim. A partir daí começamos a entender, aceitar e aprendemos a gostar do que está ao nosso redor.

Quando decidimos ser au pair  primeira coisa é entender que toda mudança gera medo. Toda Au Pair sente os mesmos medos: e se a família não for boa? E se eu não conseguir entender o inglês? Etc, etc.

Mas se você pensar que não estará sozinha, terá amigas na mesma situação, e que há um preparo para a sua ida, que você irá conversar com a família antes, terá a orientação, você se sentirá mais confiante.

Afinal de contas, se tem tanta menina sendo Au Pair, é porque a vida lá não é nenhum bicho de sete cabeças.

Eu comparo os sentimentos que tive durante o ano com uma montanha-russa: tinha dias que eu estava “caindo” e estava feliz e com os braços levantados e tinha dias que eu falava: para tudo que eu quero descer!

Mas são esses momentos que fazem a gente repensar nossos objetivos e nos amadurecem!

No comments

Leave your Commnet!