23 mai 2010

De volta ao Brasil. E agora?

Categoria: Au Pair is..., Medo

Por:

A preocupação de muitas au pairs é o retorno ao Brasil. Seguem algumas perguntas que surgem:

– Será que eu vou conseguir um bom emprego?

-Ainda gosto da minha faculdade?

-Mudar de carreira?

-Voltar pros States como estudante?

– Morar sozinha ou voltar pra casa dos pais?

-Será que consigo viver no Brasil novamente?

Não existe uma resposta certa pra cada uma das perguntas feitas e pra cada uma de vocês o retorno será diferente. Você é com certeza uma outra pessoa agora. Mais madura, se conhece um pouco mais. Talvez saiba o que queira ou esteja ainda mais confusa do que quando foi.

Mas não esqueça de algumas verdades:

-vocé é brasileira. Por pior que isto possa parecer o seus direitos estão aqui no Brasil e em qualquer outro lugar do mundo você estará de favor, por melhor que seja o visto que você tenha.

-sua educação e maneiras de pensar e agir se encaixam perfeitamente na nossa terrinha. Apesar de se sentir um peixe fora d’água. Calma, você conseguirá se readaptar, mesmo que leve “a couple of years”!

-Lembre-se que agora você é bilíngue. Saiba tirar proveito disto.

Ao contrário do que a grande maioria pensa, não está faltanto emprego. Talvez você esteja procurando no lugar errado ou não sendo muito flexível pras propostas oferecidas. O Brasil não se resume em São Paulo e Rio de Janeiro. Existe Mato Grosso, Roraima, etc.Quem procura acha, mas tambem precisa oferecer qualidade. Enquanto procura algo na sua área, dê umas aulas de inglês. Ajuda a manter sua fluência e é um trocado que vc vai receber até achar algo melhor. Pode cobrar R$20,00 hora/aula para alunos particulares.

Nas entrevistas de trabalho tenha na ponta da língua suas 3 melhores e piores qualidades (com certeza vc descobriu isso durante o ano de au pair) e certifique-se de que você contou ao empregador que você sabe lidar com todos os tipos de pessoas: das crianças mais mimadas aos adultos mais pão duros que já conheceu. hahahaha. Além de saber negociar em inglês.

Com certeza seu curriculo está mais encrementado agora. Vá a lugares que valorizem o seu inglês e experiência no exterior, as empresas multinacionais são um bom exemplo.

Não é tão ruim assim descobrir que quer seguir outra carreira, mas se for investir numa outra vá até o fim pelo menos. Pode ser um mau sinal largar duas faculdades pela metade. Além da perda de tempo e dinheiro.

Volte pra toda aquela papelada que preencheu quando entrou no programa. Lá vc vai encontrar seus objetivos iniciais, o que queria ter conquistado ao final do intercâmbio. Talvez ajude muito a colocar sua cabeça no lugar.

1 comment

  1. Luana Heck disse:

    eu nem fuiii e já estou pensando em como será quando voltar…
    sou estudante de relações internacionais, falo espanhol e quero melhorar meu ingles…faltam somente 10 cadeiras p/ eu me formar…logo quando eu voltar saberei ao menos no ínicioo o que me espera….

Leave your Commnet!