26 ago 2009

Escolhendo uma Host Family

Categoria: Dicas

Por:

Se você já decidiu que quer ser uma au pair, pesquisou um pouco sobre esse assunto, já foi na agência, preencheu os formulários e agora só falta escolher uma Host Family, aqui vão algumas dicas.

Provavelmente várias famílias entrarão em contato com você, portanto é bom ter algumas perguntas em mãos para quando isso acontecer. O questionário deve conter perguntas sobre o dia a dia da família, interesses dos pais e das crianças, suas obrigações, sobre o local onde moram, a cidade e arredores. Mostre-se interessada pela família.

Você tem alergia/medo/aversão a algum bicho de estimação? Pergunte se eles possuem pets, quantos, se fica dentro de casa, porque afinal você não vai querer se surpreender quando chegar lá, né?

Pergunte também sobre os hábitos alimentares, se você terá que cozinhar, o que as crianças geralmente comem. Quase nunca cozinhava antes de ir pra lá, porém quando cheguei na família e tinha que preparar o lunch das crianças não tive muitos problemas. É tudo bem prático, especialmente se não há restrições alimentares. Mas, por exemplo, as famílias judias não misturam carne com derivados do leite, o que para nós brasileiras torna-se um pouco mais difícil, já que geralmente misturamos esses dois ingredientes em nossas refeições. Nenhuma das duas famílias que morei tinham muitas restrições, então não tive muitos problemas com comida, mas é bom procurar se informar sobre o assunto.

Informe-se também sobre como a casa funciona. O pai e a mãe trabalham? Trabalham em casa? Mora mais alguém além dos pais e kids na casa? Eles têm uma cleaner? Com que freqüência? Se não, quem cuida das obrigações domésticas? As crianças vão para a escola? Em que período? A escola é perto/longe, vão de carro/ônibus/a pé?

Procure saber também sobre todas as suas obrigações, horário de trabalho, e sobre as crianças, como quais são as dificuldades que apresentam ou quais as atividades favoritas.

É bom saber o máximo sobre a família, pois é com ela que você viverá durante o próximo ano.

Após todas essas perguntas, você gostou da família? Agora sim comece a perguntar sobre o que eles têm a oferecer a você, tipo Internet, telefone, celular, onde fica o quarto, se o banheiro é só pra você ou pra dividir com as kids, se você poderá usar o carro nas suas horas livres, se você tem curfew (hora pra chegar em casa).

O local que a família mora também deve ser perguntado. Nos EUA é muito comum algumas famílias se “esconderem” em minúsculas cidades, às vezes não muito perto de algum grande centro. É comum também morarem nos subúrbios, que diferentemente do Brasil, são bairros mais familiares e tranquilos perto de alguma cidade grande.

A partir daí acho que já da pra perceber qual família combina mais com você. É legal também manter contato por email após se falarem por telefone, para que, caso surja alguma dúvida, ela possa ser respondida. Deixe a família também à vontade para te perguntar o que quiser.

Por enquanto é isso, meninas. Esses são os primeiros passos, e mais importantes, já que o bom convívio e afinidades com a família são muito importantes para que seu ano de Au Pair seja muito bem aproveitado.

No comments

Leave your Commnet!