23 out 2009

Explore o quintal!

Categoria: Atividades

Por:

Uma atividade simples e legal que dá pra fazer com as crianças, entre uns 3 e 7 anos, é levá-las para um passeio outdoors, seja no quintal da casa, na rua ou em um bosque (caso haja um na vizinhança).

Dê a cada criança um ou dois saquinhos (aqueles com ziploc funcionam muito bem), e peça para coletarem itens que achem na natureza, como sementes, folhas secas, pequenos galhos, um pouco de areia, terra ou pedrinhas, flores que já estejam no chão (não as incentive a arrancar as flores das plantas e explique que isso não se deve fazer, já que assim a flor morrerá/ secará rapidamente). Diga também para não colocarem nada na boca (principalmente aquelas frutinhas que possam ser poisoned), e fique de olho para que realmente não o façam. Incentivem-nas a pegar diferentes tipos de folhas e procurar saber de que tipo de árvore elas são. Essa é uma boa opção para que, logo cedo, as crianças já aprendam a reconhecer e respeitar a natureza.

Quando a quantidade de material recolhido já for o suficiente, volte para casa – ou até mesmo no quintal se o dia estiver agradável – e faça montagens com esse material. Valer colar uma coisa na outra, fazer colagens em papel… Deixe-as usar a criatividade. As crianças geralmente gostam de ver seus trabalhos “expostos”. Em algumas casas você até pode colar as “obras” na parede, com fita adesiva. Em outras isso não é possível, então ache um lugar onde possa deixar sobre uma superfície, para que as pessoas vejam, e não simplesmente guarde ou jogue fora o que as crianças acabaram de construir, pois assim você estará desincentivando a criança a usar sua imaginação e criatividade.

Use você também a imaginação e procure criar atividades que possam ser ao mesmo tempo divertidas e educativas!

1 comment

  1. Larissa disse:

    Poxa adorei essa dica! Faço biologia e com certeza é uma das atividades que farei… O blog tá demais!
    bjoos

Leave your Commnet!