1 out 2009

Ficar ou não o segundo ano? Eis a questão!

Categoria: Dinheiro

Por:

DVIDA_~1Há apenas dois meses da decisão de renovar o contrato de au pair meus cabelos já estão ficando branquinhos (acabei de puxar um fio agora mesmo!) Como a maioria sabe (e se você não sabia, vai saber agora) toda au pair pode renovar seu contrato com a agência por mais:

*6 meses

* 9 meses ou

* 12 meses

Desde que: tenha cumprido os créditos/hora aula exigidos pelo Governo americano e os comprove com documentos da instituição de ensino que frequentou.

Isso significa que além do seu primeiro ano como au Pair é possível extender o programa de intercâmbio de acordo sua vontade. Você pode continuar com a mesma família ou mudar de família. E por aí começa a dor de cabeça da au pairzada que já se encontra na terra do tio Sam.

Com certeza este é um tópico que tem me assombrado desde o primeiro dia que cheguei no país. Renovar ou não? Eis a questão. Uma decisão já tomei: com a mesma família não. Para continuar com a mesma família é preciso colocar na balança as vantagens e desvantagens. No meu caso o mais importante é conhecer diferentes lugares. Morando aqui em Ohio fica dificil pelo custo das passagens. Porém o difícil mesmo é tomar a decisão de ficar ou não. O resto são detalhes.

Fatores que pesam na hora de renovar:

Conhecer todos os lugares que qeria viajar?
Comprou tudo que tinha vontade no país?
Está se sentindo realizada com suas experiencias aqui?
Tem namorado nos EUA?
Tem namorado no BRasil?
Ama muito sua host family? (äs vezes acontece)
Quer estudar nos Estados Unidos com o visto de estudante?
Quer terminar sua faculdade no BRasil?
Ja é formada e precisa trabalhar no BRasil?
Já é formada mas quer fazer outra faculdade nos Estados Unidos?

E, principalmente e absolutamente: saudade da família. Essa meus amigos leitores, é a pedra no meu calcanhar. Cada dia eu penso diferente sobre este tema. Quando estou feliz aqui, penso em ficar e quando tenho algum problema com as kids ou meus hosts penso em voltar. No fim das contas acho necessário pesar tudo e ver o que é melhor para cada pessoa, afinal cada au pair vem em busca de algo diferente.
Para mim que não penso em ficar nos Estados Unidos para sempre, nem me arrumar por aqui, dois anos parece ser um pouco demais. No entanto, tenho medo do grande inimigo da volta: o arrependimento. Já pensou aterrizar e querer voltar? Este é literalmente um dos pesadelos que tenho. As vezes sonho que estou no Brasil, esqueci das passagens de volta e não posso voltar. Maior desesperooooo.
A verdade é que pro segundo ano temos que nos analisar para fazer essa decisão. Então pensem com cuidado, coloquem seus maiores interesses na cabeça (seja qual for seu objetivo na vida) e se pergunte: O que eu quero da vida inclui ficar nos Estados Unidos ou voltar pra casa? Pra comida brasileira? Pro emprego do dia-a-dia? (em mente que estou à base de feijão de latinha há 5 meses)
Eu ainda estou pensando e espero ter a resposta para esse bug do segundo ano que está na minha cabeça. Com certeza meu coração vai me dar a resposta certa.

13 comments

  1. Elisandra Monfardini disse:

    A principal questão que uma Au Pair deve responder a si mesmo é: Depois de tanto tempo batalhando pelo visto e por todas as burocracias para alcançar seus objetivos de trabalhar e conhecer outro país, vale a pena ficar mais um ou dois anos longe de casa? Valeu o esforço?

    Se a resposta for sim, meus votos são sinceros e positivos para aproveitarem ao máximo o país que estão vivendo e a família que te adotaram.

    Elisandra.

  2. Jessica disse:

    To adooorando demais esse blog!
    Add ele na lista dos que leeiooo…

    Dicas muito uteis e importantes pra qualquer au pair!!
    Parabeeens meniinas!

    beejOO.

  3. july disse:

    Dani, eu estou aqui por 3 anos, e essa duvida nunca saira do seu coracao.
    Quando assinei para o meu 2 ano, no dia anterior estava toda empolgada para o 2 ano, no dia que assinei estava mais animada ainda, acordei no dia seguinte com vontade de me matar porque tinha feito a maior burrada da minha vida. hehe
    Mas depois o tempo passa, e passa muito rapido, entao aproveite bastante.
    O que falo sempre para as meninas sao. FIQUE. Passa muito rapido, e voce tem a oportunidade de conhecer outros lugares. O coracao fica acabado, se renova, acaba de novo, mas quanto menos voce espera o seu 2 ano esta acabando e voce sentira saudades de tudo isso.
    Boa sorte na sua decisao!

  4. Joyce Cruz disse:

    Buaaaaaaaaaaa! Eu Quero Ver Minha Familia Por Somente Uma Semana. Mas Eu Concordei em Ficar Pro Segundo Ano.
    Entao Meninas, Cuidado…Tenham Certeza de Que No Primeiro Ano Vc Va Para o Brasil e Passe uma Semana das Suas Ferias Lah. Porque No Segundo Ano Vc Vai Querer Chutar Tudo E Voltar Pro Brasil. Ir Para o Brasil No Primeiro Ano Nas Suas Ferias Eh Uma Recarga Para Suportar o Segundo Ano.
    E Eu Estou Morrendo!!!

  5. Fernanda Medeiros disse:

    Deve ser realmente defícil essa escolha principalmente se tudo estiver bem por ai…
    Mas é como foi dito, deve-se pesar o que é melhor…
    Quando eu for meu maior dilema vai ser, continuar vivendo o sonho ou voltar pra realidade.

  6. Viviane disse:

    Pois é pessoal, eu já estou de volta ao Brasil há 3 anos.
    eu também fiquei na maior dúvida de ficar ou não o segundo ano, mas acabei ficando e foi a melhor coisa que fiz. Assim que acabou meu 1º ano eu vi passar duas semanas de férias no Brasil e pude matar a saudade da minha família. E ainda foi a minha família que fez a proposta e pagaram as passagens das minhas férias ao Brasil. Eles foram demais. Até hoje tenho contato com eles e nos falamos frequentemente. Esse ano termino a faculdade e ano que vem vou visitá-los nas minhas férias aqui do trabalho no Brasil. Hoje estou sendo intermediária da minha host family com uma amiga que está no programa de Au Pair.

    FIQUEM O 2º ANO E APROVEITEM MUITO PORQUE PASSA RÁPIDO DEMAIS.

    BEIJOS.

  7. Renata Perez disse:

    Amei!!!!!!
    Esse site está a prtir de agora no meu top 10!
    Parabéns Meninas!!!

  8. Samira disse:

    Nossa, gnt adorei esse site!!!
    Eu já entreguei tds os documentos e já fiz o teste, só estou oaguardando o aceite e as famílias começarem a ligar…
    e estou me consumindo de ansiedade!!! rsrsrs

    ler esse blog inteirinho vai me dar o que fazer enquanto isso não acontece!!!

    obrigada!

    PS: Não vi todos os posts ainda, mas caso não tenha nenhum sobre o assunto, gostaria de sugerir um falando sobre o primeiro contato, como foram as ligações das famílias, como dizer não, como saber para qual família dizer sim e essas coisas. Vai ajudar mto!!!
    bjão

  9. Andressa disse:

    olá meninas!! tenho uma dúvida… pretendo fazer esse intercambio meio do ano q vem, e ja terei 26 anos… gostaria de saber se posso renovar depois q eu tiver 27 anos… não sei se já tem resposta para essa minha pergunta pq to conhecendo este blog hj, c puderem me respondam… bjosss

  10. Carla disse:

    Meninas, acabei de entrar neste site e estou adorando…
    pretendo ir para os USA ano que vem, e começarei a preencher meus documentos em Dezembro +/-…

    tenho varias duvidas e tal, mas as duas principais no momento são as seguintes…
    1) é possivel ficar como au pair durante quanto tempo? tipo dá pra ficar mais de dois anos e tal?como que funciona isso?

    2) Como eu so vou preencher o aplication la pra dezembro eu preciso fazer o q antes, em termos de documentos?

    beeeijoss queridas…

  11. Nayara disse:

    Meninas depois dos dois anos como au pair é possivel continuar nos EUA?
    É possivel conseguir um visto de estudante?
    Estou adoraaando o site, parabens!

  12. Lilian disse:

    Meninas nao achei outro lugar pra fazer essa pergunta!
    Vamos la,
    queria pedir um help pra quem ja voltou apos 2 ANOS aqui nos EUA.
    To terminando meu primeiro ano e preciso decidir se extendo. Estou muito indecisa pq tenho medo de ficar td esse tempo longe do mercado de trabalho e tb qd eu voltar se ficar dois anos, vou estar com 28 anos e formada em ADM ha 4 anos, ou seja nem pensar em ser trainee tb, e qt a experiencia, tenho um pouco de MKT tipo 1 ano vai…

    E isso quem passou por essa experiencia podia falar um pouco pelo q passou, como foi, valeu a pena extender, achou q perdeu tempo???

    Brigadao companheiras de aventura!

Leave your Commnet!