27 dez 2009

Freezing rain

Categoria: Dicas

Por:

Com a chegada do inverno, e com ele o frio, no hemisfério norte a neve é algo bem comum e pode ser até divertida, mas atrapalha um pouco quem precisa sair de casa.

glass_freezing_rainUm outro fenômeno que acontece também no inverno, mas não é tão comum, é  freezing rain (que no português podemos chamar de chuva congelada ou congelante). É uma  chuva na forma líquida que congela após o impacto com a superfície. É necessário que as gotículas da chuva estejam super resfriadas e que a temperatura do solo se situe abaixo de zero para que se produza o congelamento. No Wikipedia o que se encontra sobre a freezing rain  “é um tipo de precipitação que começa a cair desde as nuvens à superfície em forma de neve, a grandes alturas, derrete-se completamente enquanto cai, quando atravessa uma camada de ar com temperatura acima do ponto de congelamento (0°C), e logo encontra uma segunda camada inferior a níveis mais baixos de temperatura que a  primeira, sobrefundindo-se. Esta água então congelar-se-á ao impactar-se com qualquer objeto que encontre, podendo o gelo acumular-se até vários centímetros, com uma camada de gelo transparente”.

È algo bem interessante, já que você não se molha na chuva, já que as gotas viram gelo ao chegar na superfície. Porém pode-se tornar bastante perigoso. No chão forma-se uma camada de gelo, bastante escorregadia. No pára-brisa do carro também forma-se essa camada, que não sai com o limpador e aquele líquido, geralmente azul, que ajuda a derreter a neve.

Caso essa chuva ocorra onde você mora, o indicado é só sair de casa se for realmente necessário. Se você estava em algum outro lugar e foi pega por ela e seu pára brisa está todo “congelado”, uma dica é usar o cartão de crédito, ou objeto semelhante, para retirar a camada de gelo formada. As ruas ficam bastante escorregadias e é preciso ter cuidado triplicado, dirigir numa velocidade reduzida e segurar firme o volante.

Aliás, nessa época fria, é aconselhável que se tenha um “kit de emergência” no carro, com um cobertor ou manta, uma pázinha, uma escovinha para retirar a neve do carro, alimentos não perecíveis (tipo barrinhas de cereais), água e carregador de bateria do celular (ou bateria extra carregada). Algumas pessoas carregam também aqueles hand, toes, body warmers.

Nunca sabemos quando poderemos ser surpreendidas pelo tempo, então é sempre bom estarmos prevenidas. Cuidados extras nunca são demais!

No comments

Leave your Commnet!