7 mai 2013

Happy Cinco de Mayo!

Categoria: Atividades, Au Pair is..., Cultura

Por:

Vocês que estão nos EUA já não estranharam este post, pois devem ter visto muitos desejos de feliz 5 de maio por aí há dois dias…

Não é uma data comemorativa típica dos EUA, mas eles comemoram amplamente. O seu vizinho México é o principal interessado nessa celebração, porém, os EUA, por ter em sua população grande parcela de mexicanos acabou por adotar essa data, sem que fosse feriado nacional.

As crianças tem festa na escola, voltam pra casa com chapéu, com lembrancinhas desta data e aprendem a falar: “Feliz Cinco de Mayo!” num espanglês muito fofo!!! Aliás os americaninhos falando espanhol é a coisa mais engraçadinha que tem…hahaha

vamos aos esclarecimentos:
Cinco de Mayo (espanhol para “cinco de maio”) é uma festa realizada a 5 de maio, que comemora a improvável vitória do exército mexicano sobre as forças francesas na batalha de Puebla em 5 de maio de 1862, sob a liderança do general Ignacio Zaragoza Seguin. É comemorado principalmente no estado de Puebla e nos Estados Unidos. Enquanto Cinco de Mayo tem um significado e uma celebração limitada no México, a data é comemorada em todo o território dos Estados Unidos e outros locais no mundo como uma celebração da herança e orgulho mexicanos. Cinco de Mayo não é o dia da Independência do México, mas é o mais importante feriado nacional patriótico no México.

Nos Estados Unidos, Cinco de Mayo assumiu um significado para além de que no México. A data talvez seja mais reconhecida nos Estados Unidos como uma data para celebrar a cultura e as experiências dos norte-americanos de ascendência mexicana, assim como St. Patrick’s Day, Oktoberfest e o Ano Novo chinês são usados para comemorar os ancestrais dos irlandeses, alemães e chineses, respectivamente. Similar aos feriados, Cinco de Mayo é observada por muitos americanos, independentemente da origem étnica.

Espero que vc tenha se divertido nesse último Cinco de Mayo nos EUA e quem ainda não foi possa participar dessa linda festa quando estiver por lá, pois é uma comemoração que acontece no país todo…

Os adultos também convencionaram que é dia de beber cerveja… então muitos bares fazem festa de 5 de mayo e fazem promoções de cervejas e comidas típicas mexicanas… vale a pena participar desses dias especiais… mas lembre-se: com muita responsabilidade!

2 comments

  1. Faby disse:

    Acho q isso acontece em alguns estados americanos. Eu fiquei em NY e la nao tivemos essa comemoraçao.

  2. Isa disse:

    poxa, que pena, é muito bonito..talvez vc não tenha tido contato com essa comemoração pois NY é muito metropolitana então não tenha preservado a cultura mexicana… nas cidades pequenas, nas escolas todo mundo comemora.. principalmente nos estados onde há imigrantes mexicanos. Quem sabe no próximo ano!!

Leave your Commnet!