15 out 2010

Helping with Homework

Categoria: Au Pair is..., Dicas, Estudos

Por:

E como nem tudo são flores, há também as horas que não são muito legais.

Ajudar com a tarefa de casa era uma das coisas que, particularmente, não me agradava muito, especialmente quando as crianças eram menores e estavam iniciando essa prática. Mas, como não havia outro jeito e a tarefa tinha que ser feita, com o tempo fui ganhando mais experiência e isso se tornou menos penoso, pelo menos pra mim.

homework_timeO papel da Au Pair nessa hora deve ser esclarecido pelos pais: quando homework deve ser feito, onde deve ser feito, onde devo ficar enquanto a criança o faz, o que fazer se a crianças não cooperar ou não quiser fazer e por aí vai. Isso deve ficar claro tanto pra Au Pair quanto pra criança.  É bom sempre deixar os pais informados sobre como está o andamento, o que está bom e o que precisa ser melhorado.

Quando for ajudar a criança, a primeira coisa que ela deve entender é que o homework é dever dela, e não seu (apesar de ser seu trabalho ajudá-la a fazer). É ela quem deve fazer e caso ela não o faça, é ela que vai ter que arcar com as consequências. Você está ali para ajudá-la e não para fazer por ela.

Antes de começar, é bom certificar-se de que a criança tenha feito um lanchinho e esteja descansada. Meu maior problema com as crianças menores, entre 5 e 7 anos, era esse: chegavam da escola cansadas e, após o snack, já tinham que fazer a tarefa. Isso se tornava cansativo tanto pra mim quanto pra elas. Também certifique-se que não haja distrações por perto, como uma televisão ligada ou computador.

Quando começar a ajudar, deixe primeiro que a criança identifique o que ela pode fazer sozinha e no que ela precisahomework_problemsajuda. Você pode ajudar perguntando se ela sabe o que tem que fazer, se precisa de ajuda pra entender algo. Caso a criança saiba o que tem que fazer, deixe-a fazer sozinha. Caso identifique erros na resposta da criança, peça que ela releia o que acabou de escrever e pergunte se a resposta faz sentido pra ela. Se ela fizer tudo certo, elogie-a (isso motiva bastante, especialmente as menores). Se você não precisar ficar ao lado da criança o tempo todo, esteja disponível pra quando ela precisar.

Se a criança já for maior e faz a tarefa sozinha e a única coisa que você deve fazer é certificar-se que ela fez e que está tudo certo, mais uma vez, ao identificar algo que não está de acordo, pergunte à criança se sua resposta está correta ou se ela tem certeza que é assim que faz. Caso ela não identifique o que não está de acordo, mostre pra ela e tenha a certeza que corrigiu. E se tudo estiver dentro dos conformes, não esqueça de elogiar.

Essa pode não ser um dos momentos mais prazerosos do seu dia, nem do dia da criança, mas é bom que esses cuidados sejam tomados pra que a homework hour não se tranforme na horror hour.

No comments

Leave your Commnet!