23 out 2009

Mantenha contato com a Host Family

Categoria: Dicas

Por:

Se você está renovando o programa e vai morar com outra família ou está vindo embora para o Brasil, não deixe de manter contato com sua Host Family.

Pode até ser que a experiência que você teve com a família não foi das melhores ou não foi como você imaginava que pudesse ter sido, mas não se desligue dela bruscamente.

As crianças são muito sensíveis e se apegam muito às suas au pairs – as vezes podem até mesmo não demonstrar isso, mas se apegam. Muitas vezes nós au pairs  ficamos mais tempo com as crianças do que os próprios pais  ficam e isso faz com que elas passem a ter um carinho muito grande por nós (e o contrário também é verdade – a gente acaba se apegando muito às kids, mesmo que nossa relação com elas não sejam das melhores).

Antes de ir embora, vá preparando as crianças. Explique o motivo pelo qual você está indo, para onde vai. As crianças geralmente querem mais atenção quando estão nessa situação de “perda”, então tente dar a ela essa atenção e seja paciente. Não é fácil nem pra você nem pra ela esse “desligamento”, mas você terá mais noção do que está acontecendo. Diga que você está indo, mas que continuarão a ter contato, a se falar e que sentirá saudades também.

Ao se mudar, mesmo que esteja super ocupada, cheia de coisas pra fazer, tente arranjar um tempinho para ligar, mandar email, carta para a família. Para as crianças é importante saber que você não desapareceu da vida delas. Com o tempo elas se acostumarão com o fato de você estar longe e de, provavelmente, haver uma outra pessoa lá com elas.

Não deixe de manter o contato. Telefone de vez em quando. Mande fotos atuais, e peça para os pais mandarem pra você foto da família também. Mande cartões no Natal e aniversários. Se você tiver a chance, visite-os. É natural que com o tempo esse contato esfrie, mas mande notícias de vez em quando. É sempre bom receber emails dos pais contando os avanços, aprendizagens, experiências que as crianças estão tendo, afinal, foi com elas que passamos grande parte de um ano inteiro.

3 comments

  1. Carol disse:

    Angeline, vc tem razão!
    Manter contato com a família é muito bom. Eu tive um ótimo relacionamento com a minha 2ª familia, a Jessica (que era a mais velha) até veio ao Brazil me visitar. Adoro eles, e não há nada como receber um cartão antes de partir que diz: “you´re always welcome at our home!”

  2. Luize disse:

    eu mantenho contato com eles ate hj e ate hj eles perguntam quando eu volto…e uma segunda familia

  3. George disse:

    Pow, muito legal seu site heim !?
    Parabens =)RS
    Ge!

Leave your Commnet!