12 mar 2013

Mardi Gras…é tipo um Carnaval…

Categoria: Cultura, Dicas, Viagens e Passeios

Por:

Bem, o Carnaval já passou, mas aproveitando o embalo pra falar de festas aí nos States, resolvi comentar sobre o Mardi Gras, que é a “terça-feira gorda” dos americanos e de muitos gringos que nunca souberam o que é realmente o carnaval de verdade…
Símbolos do Mardi Gras: mascara, colares de continhas e as cores Verde, Roxo e Dourado….
….
Mardi Gras é uma festa carnavalesca que ocorre todo o ano em Nova OrleansEstados Unidos, sendo um dos mais famosos Carnavais do mundo. Conhecido por suas máscaras de gesso, colares de continhas e paradas com bandinhas durante todo mês antes do Carnaval, na “terça-feira gorda” — que significa Mardi Gras em francês.
Mardi Gras em Nova Orleans, EUA
….
O Mardi Gras começou em Louisiana, feito pelos colonizadores franceses. O primeiro Mardi Gras em registro é datado de 1699.
As cores típicas do Mardi Gras são: o dourado, que significa poder; o verde, que significa fé; e o roxo, que significa justiça. Outros símbolos famosos do evento são as máscaras de drama, a flor de lis e os colares de continhas.
É tipo um desfile de bloco de Carnaval..
A tradição de nudez (topless) do Mardi Gras de Nova Orleans foi primeiro documentada em 1889, com mulheres mostrando os seios. E hoje é famoso por isso, onde as mulheres mostram os seios e em troca ganham os colares de continhas.
O Carnaval em si é algo curioso:  é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. O período do carnaval era marcado pelo “adeus à carne” ou do latim “carne vale” dando origem ao termo “carnaval”. Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes.
Isto é uma seminudez masculina ou feminina? Alguém arrisca?
….
O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como NiceNova OrleansToronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São PauloTóquio e Helsinque, capital da Finlândia.
(Fonte: Wikipedia)
O carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo.
Não tem pra ninguém… Mardi Gras é mirim perto do Carnaval do Brasil… os EUA tem muito a aprender com a gente em matéria de festa e diversão!
Mas é bem válido pra conhecer um pouco mais dos costumes doidos, diferentes e interessantes dos americanos =)
Beijos

No comments

Leave your Commnet!