6 nov 2009

Músicas infantis

Categoria: Cultura, Dicas

Por:

Todas sabemos que as crianças são muito espertas e aprendem tudo muito rápido. Por isso muitos pais não deixam que elas ouçam as músicas que tocam nas rádios e preferem que elas ouçam somente músicas infantis. Pra quem tem que levar as crianças de carro a vários lugares e dirige muito tempo durante o dia, é bom ter alguma “carta na manga”.

Uma dica (vale até como presente pras crianças) é levar CDs com músicas infantis brasileiras. Pode ser meio difícil de achar algum que não seja a coleção da Xuxa, mas se você procurar acaba achando. Eu levei uma coleção de 4 CDs com 100 músicas infantis clássicas tipo “O pintor de Jundiaí”, “Borboletinha” e “Boneca de lata”, que comprei em uma rede de supermercados. As crianças adoraram as músicas e queriam ouvir o tempo todo, não só no carro.

Elas logo elegeram seu CD favorito e até aprenderam a cantar algumas músicas. Pra todas as músicas elas me perguntavam sobre o que estavam dizendo. Algumas vezes eu ia traduzindo, outras apenas dizia por cima o que era.  Não passou muito tempo até que elas viessem me perguntar o que significava alguma palavra que elas tinham ouvido na musiquinha. Elas se tornaram mais familiarizadas com a língua portuguesa e depois disso foi bem fácil ensinar algumas palavras e frases pra elas. a música tinha coreografia eu as ensinava e dançava com elas Além do mais, elas aprenderam um pouco da nossa cultura. Afinal, que criança brasileira nunca cantou a musiquinha da “Borboletinha” e nunca brincou com a “história da serpente que desceu do morro para procurar um pedaço do seu rabo”??

3 comments

  1. Cris disse:

    Vou levar cds com músicas brasileiras tb!!Ha,deixo uma indicação:”PALAVRA CANTADA”,paixão de pedagogas como eu!Quem não conhece ou não lembra,eles têm várias músicas que maracaram na TV Cultura.

  2. […] continuidade sobre músicas infantis  no post da semana passada (http://www.aupairis.com/musicas-infantis/), aqui vai uma outra dica: aprenda algumas músicas, em inglês, pra cantar com as crianças. Isso […]

Leave your Commnet!