12 abr 2010

Não, o choque não é apenas cultural!

Categoria: Au Pair is...

Por:

Uma das coisas diferentes, e até meio esquisita, que só fui me deparar nos EUA é que as pessoas por lá dão choque. Isso mesmo! Algumas vezes ao encostar em alguém, ou alguma coisa, levamos e damos choques. No começo é bem esquisito, mas depois acabamos acostumando.

Isso ocorre principalmente em lugares onde o clima é mais seco e é chamada de eletricidade estática. No Brasil isso acontece também, mas nunca havia acontecido comigo.

Tal fato acontece devido a uma corrente estática, criada, por exemplo, quando caminhamos sobre tapetes e carpetes e andamos o tempo todo calçados.

Esses choques não são prejudiciais à saúde, mesmo que sejam frequentes, e acontecem quando encostamos em alguma coisa, ou alguém, com carga equivalente  e trocamos eletricidade de maneira muito rápida, ocorrendo assim a descarga e, conseqüentemente, o choque.

Lembro-me que o carro de uma amiga sempre me dava choque e eu não conseguia nem abrir a porta. Ou então ao retirar roupas da secadora, principalmente as de lã, sempre levava choques.

Uma solução simples para isso é andar descalço, de preferência na terra, para descarregar o corpo dessa eletricidade. Outra possibilidade, para os dias de muito frio, é colocar as mãos em uma parede de tijolos (não as de madeira) ou encostar em um metal que não é pintado nem encapado.

Viu só?! O choque por lá não é apenas cultural, mas elétrico também!

Bookmark and Share

10 comments

  1. Nossa… levei tanto choque, principalmente dos carros ate’ chegar ao ponto deu so’ fechar a porta com a sola do sapato!

  2. Nana disse:

    Adorei sua explicação! Isso acontece muito comigo e nunca entendi muito bem o por que?! rsrsrsrs…Parabéns pelo post!

  3. Juliana disse:

    Isso aconteceu comigo tbm. Eu so fechava o carro com roupa na mao e abria assim tbm.
    As vezes eu ia segurar a mao do menino e ja tomava choque, e ele vivia reclamando que eu dava choque nele haha!!

  4. Jaque disse:

    Nossa nunca ngm me falou disto auhauahuha
    interessante saber de mais um obstaculo….

  5. Carol disse:

    Muito bom seu post Angeline! Eu tomava muito choque no inverno, para acender a luz, na secadora, no carro, e eram fortes! O engraçado é que os americanos não tomavam tanto choque assim. Uma vez a noite tinha tanta eletricidade estática no meu cobertor que tomei choque e vi luz qdo fui arrumá-lo! Incrível e depois de um tempo irritante…rsrs

  6. Angeline disse:

    Pois é, Nana! Isso acontece com bastante frequência. Eu tbm não entendia muito bem pq isso acontecia, até que fui procurar saber o pq e como evitar.
    Jaque, isso não chega a ser um obstáculo. Os choques não são muito fortes, e há maneiras de tentar evitá-los (como citei no post).
    Carol, meu cobertor sempre me dava choques tbm… principalmente depois que eu o tirava da secadora.
    Bárbara e Juliana, eu tbm já cheguei a um ponto de ter que fechar/abrir a porta do carro usando roupas ou outras coisas, mas depois a gente se acostuma com isso tudo! heheheh

    =)

  7. Cacá disse:

    hahahaha é horrivel mesmo, levava choque em tuudo, interruptores eu já nem apertava, essa estática é fogo mesmo:p

  8. Patricia disse:

    Realmente isso acontece muito em Brasília, mas você acaba acostumando.

  9. Léia disse:

    Muito bom essa explicação.Isso tbm ja aconteceu comigo e ainda acontece,tava dando choque nas colegas de trabalho..rsrrsrsrs

    • Angeline disse:

      Pois é, acontecia comigo sempre e eu não sabia o motivo… só quando começou a me incomodar um pouco que fui atrás pra saber o que acontecia. Interessante, né??

Leave your Commnet!