25 abr 2010

O uso do telefone

Categoria: Au Pair is..., Dicas, Dinheiro

Por:

tel

Assim como acontece com o carro, cada família tem seu próprio jeito e regras pra lidar com o uso do telefone.

A maioria das famílias disponibiliza um celular com o plano básico para a Au Pair, com uma certa quantidade minutos por mês. Nos EUA, diferentemente do Brasil, o uso do celular é barato e não há muita diferença entre as tarifas dos telefones móveis e os fixos.

Você pode falar de graça caso ligue para um telefone da mesma operadora a qualquer hora do dia ou se usar o telefone depois das 7pm (ou 9pm, dependendo da operadora) e finais de semana, em qualquer lugar do país, seja pra telefones fixos ou móveis. Isso é uma super vantagem pra que não pretende gastar com telefone nas ligações dentro do país e até pro Canadá.

Algumas famílias incluem um celular extra no plano familiar e a Au Pair passa, então, a dividir os minutos com o resto da família, o que exige um super controle, já que a gente sempre acha que passa menos tempo no telefone do que realmente passamos.

Mesmo quando eu tinha celular, eu usava o telefone fixo quando estava em casa, pra não correr o risco de estourar nos minutos do plano telefônico.

Pras ligações fora dos EUA, não compensa usar o telefone diretamente, já que usando cartões telefônicos ou o skype (e programas semelhantes) sai bem mais barato.

Para aquelas que não ganharem um celular da família, o uso do telefone fixo é geralmente livre, para ligações locais. Algumas famílias têm planos para outros estados, em alguns horários específicos e até mesmo pra ligações internacionais, como era o caso da segunda família que morei. Porém, mesmo com o plano, não compensava ligar sem usar os cartões telefônicos.

Um problema que acontece com os celulares é que geralmente nos planos que as famílias pagam, mensagens de texto não estão incluídas. Como é cobrado um valor por cada mensagem enviada e recebida, isso pode dar dor de cabeça se não for controlado.

O melhor a fazer é, assim que chegar, se informar com a família sobre o uso do telefone: se possuem algum plano, quantos minutos poderá usar por mês, em que horário pode fazer ligações gratuitas pela operadora, se mensagens estão incluídas. Você não vai querer despesas surpresa no fim do mês, né?

No comments

Leave your Commnet!