12 fev 2010

The book is on the table…

Categoria: Au Pair is..., Dicas, Estudos

Por:

Uma dúvida muito frequente aqui no blog, pelo que pude perceber pelos comentários, é sobre o nível de inglês necessário pra ser uma Au Pair. O que as agências de intercâmbio pedem é um inglês intermediário, mas, como definir esse intermediário?

Nesse nível, a pessoa já tem que conseguir manter um diálogo, além das frases feitas. Também conseguir usar os diferentes tempos verbais (e não só simple present ou past). É necessário também ter um bom conhecimento de vocabulário. Enfim, não é apenas o básico, onde se fica mais em verb to be, perguntar nome, informar horário, direções, perguntar preços, falar de rotina e por aí vai. Por nível intermediário entende-se que a pessoa consegue ler, escrever e falar de modo que consiga ser entendida (mesmo que não o fizer corretamente). É conseguir se comunicar mesmo que não tenha domínio da língua.

As agências fazem um teste pra comprovar esse nível intermediário. Quando eu fiz era um teste escrito e depois uma entrevista, nada muito complicado.

“Mas meu inglês não é bom, o que eu faço???”A língua inglesa, na minha opinião, não é nenhum bicho de sete cabeças. Sei que para algumas pessoas pode parecer um monstro, porém é uma língua que não tem taaaaantas regras.  Quem pretende ser Au Pair é bom estudar o inglês. Se quer ir logo, vale a pena se dedicar à língua, com aulas particulares ou naqueles cursos de menor duração (em ¼ do tempo ou coisa parecida).

“E eu preciso saber falar bem???” Conheci meninas que foram com um nível bem básico e conseguiram se virar. Não diria que é o ideal, porém não acho que seja impossível. Logo que chegaram elas se inscreveram em cursos de inglês gratuitos, oferecidos nas bibliotecas e escolas públicas. Isso ajuda bastante no aprendizado da língua. Pouco tempo depois já conseguiam se comunicar bem, entender o que diziam e serem entendidas.

Fato é que mesmo quem já tem um nível avançado de inglês no começo não são tudo flores. O inglês que aprendemos aqui é diferente do inglês falado lá., onde as pessoas falam muito mais rápido, com gírias, contrações de palavras… e leva-se um tempo pra acostumar com isso.

Quando fui eu tinha nível avançado e sim, ia nos restaurantes e era difícil entender as pessoas ou meus hosts faziam piadas e eu não tinha a mínima ideia do que eu estava rindo. Minha host family sempre me ajudou, tentando falar mais pausadamente e usar sinônimos pras palavras que eu não entendia. Meu maior problema quando estudava inglês era o vocabulário e essa dificuldade continuou por lá e as kids eram as que mais me ajudavam com isso. Demorei aproximadamente 4 meses pra conseguir entender tudo o que me falavam ou o que diziam na TV , no rádio, nas músicas e filmes. Falar até que não era o meu problema, o pior era entender o que falavam mesmo.

Enfim, se você está indo ou quer ser uma Au Pair e seu inglês não é muito bom, não desista por causa disso. Vale a pena investir no aprendizado da língua, pois quanto mais domínio você tiver, mais fácil será a comunicação por lá. E também lembrando que não há maneira melhor de dominar o idioma de determinado país do que estar imerso na cultura e se comunicar com as pessoas desse lugar.

3 comments

  1. Fernanda disse:

    Conheco um monte de meninas que vieram sem falar absolutamente nada e estao se virando bem. Mas eh aquela coisa, elas sao entendidas pelo contexto. No meu caso entendde-lo snunca foi problema, mas ja falar…. Por mais que o meu vocabulario seja otimo, eu tenho problemas com a pronuncia.

    • Angeline disse:

      Eu também conheci algumas que foram sem falar nada e também se viraram. Porém acho que se formos com algum conhecimento da língua a vivência, e convivência, pode ser bem mais fácil.
      Quanto à sua pronúncia, acho que todos temos algum ponto forte e um ponto fraco. Meu ponto fraco, no caso, é vocabulário.

  2. Angeline disse:

    Não precisa entrar em pânico,é só se dedicar um pouco mais ao aprendizado do inglês que tudo dará certo e você conseguirá tirar tudo de letra. =)

Leave your Commnet!