22 set 2009

Tips em bares e restaurantes

Categoria: Cultura, Dinheiro

Por:

gorjeta

Diferentemente do Brasil, nos Estados Unidos a gorjeta (ou tip, em inglês) do garçom não vem cobrada na conta (os 10% em cima do valor total que estamos acostumadas). Por lá o comum é, em restaurantes, quando chega a conta, fazer um cálculo entre 15% e 20% e deixar na mesa ao sair. Esse valor deixado varia de pessoa pra pessoa. Os americanos consideram rude não deixar pelo menos os 15% do valor da conta de gorjeta, mas isso não é regra. As vezes as au pairs (au poors) não podem deixar esse valor, e ninguém vai sair correndo atrás de você por isso. Mas tenha em mente que deixar a tip é um comportamento esperado.

O que minhas amigas e eu fazíamos era ver como era o atendimento do garçom/garçonete: se era bom, se a pessoa foi simpática, se nossa comida foi servida da forma que pedimos. Vários fatores influenciavam o valor do tip, aí vai de cada um avaliar o quanto deixar

Em baladas é comum que você pague sua bebida quando for pegá-la no balcão. Aí também é normal deixar alguns (poucos) dólares pro barman, no balcão mesmo.

Já que estamos vivendo num país com cultura diferente da nossa devemos tentar nos adaptar aos diferentes costumes, e esse é um deles que não exige muito de nós (só um pouco do nosso bolso…).

No comments

Leave your Commnet!