12 out 2009

Um pouco mais sobre as Libraries

Categoria: Atividades, Cultura, Dicas

Por:

Apenas complementando um pouco o que a Carol disse em um  post anterior:

Se você ainda não tiver, faça um cadastro na biblioteca. Nos lugares que morei esse cadastro era feito na biblioteca da cidade que morava, mas depois podia usar em diferentes cidades do estado. É bem fácil fazer esse cadastro, provavelmente você só precisará da um ID (Documento de Identidade) e de uma correspondência em seu nome, mas é bom procurar saber, porque as vezes isso muda de estado para estado.

Nas bibliotecas há um espaço reservado para as crianças, e muitas vezes não tem somente livros, e sim brinquedos, bichinhos de pelúcia e até roupas e lugar para fazer teatrinhos. Deixe as crianças explorarem o lugar e brincarem. Muitas vezes terão outras crianças no local e é bom que elas convivam com outras.

Permita também que as crianças peguem e folheiem os livros, e ensine-as que temos que tomar cuidado com os livros. Leia algumas historinhas na própria biblioteca ainda. Isso faz com que as crianças comecem a pegar gosto pela leitura.

Eu deixava que cada criança escolhesse 2 ou 3 livros por vez. Isso era livre, elas podiam levar o livro que quisessem. As vezes esses livros vem com um bichinho de pelúcia  ou um CD de musica e até um filme. Só tome cuidado depois para esses objetos não se perderem.

É provável que as crianças maiores já tenham um cadastro na biblioteca, então deixe-as fazer seu check out. Para as crianças menores você pode fazer o check out na sua carteirinha, só tome cuidado para não danificar ou perder os livros, e também devolva-os dentro da data prevista. Em alguns casos você pode renovar os prazos pela Internet, caso ainda não haja reservas para o livro que você queria renovar.

Esses prazos podem variar, mas geralmente é entre 15 e 30 dias. Você pode aproveitar e levar as crianças de novo à Library quando for devolver os livros que haviam pego e deixar que elas escolham outros livros.

Quando estiver em casa, você pode ler os livros que elas escolheram. Se a criança já souber ler, e o livro não for muito longo, peça que ela leia pra você. Se a criança é maior, e pegou um livro grande, você pode pedir que ela te conte um resumo do livro lido. Explore a leitura com as crianças, já que se elas começarem a tomar gosto pela leitura desde cedo, quando crescerem provavelmente serão leitores assíduos.

Aproveite você também para pegar alguns livros que possam te interessar, isso ajuda muito com a aquisição de vocabulário!

3 comments

  1. Raquel Lima disse:

    Hello, fiquem ligadas tb em atividades extras das bibliotecas … As vezes elas oferecem filmes, teatrinhos,no caso pras kids, e umas ate tem ESL classes, q eh ingles como segunda lingua. Alem de ser free, vc pode encontrar amigos fora do programa de au pair.

    • Angeline disse:

      Além de teatrinhos, algumas libraries tem leituras também para as crianças. É algo bem legal pra levá-las, ainda mais se o tempo não estiver bom.

  2. simone disse:

    Eu vivia na library, durante os dias com as crianças e a noite nos programas pra adultos… eu adorava! É um ótimo lugar pra conhecer gente e praticar o inglês!

Leave your Commnet!