3 abr 2010

Visto de Estudante.

Categoria: Dicas

Por:

Eu comentei aqui em outro post, que fiquei por 3 anos como Au Pair sendo o ultimo com visto de estudante. Recebi alguns comentarios e resolvi exclarecer alguns pontos com este post.

O primeiro vai ser obvio…..O visto de estudante eh para estudar. Não eh permitido para estudantes trabalhar, pois para trabalhar, vc precisa do visto de trabalho, e o estudante precisa de uma carga/hora para estudos, obrigatorios para renovação do visto (explico melhor abaixo). 

Existem varios cursos que vc pode fazer, eu sei que esse blog eh de Au Pair, mas se vc não quiser ser, vc pode ir fazer curso de ingles normal, tipo ficar por 1 semana, 15 dias, 1 mes, 6 meses, depende do que vc esta interessada, e esses cursos tambem são encontrados na Experimento. Ou vc pode optar por fazer uma faculdade.

Como funciona o visto de estudante? O primeiro passo eh vc ter um sponser (uma pessoa, pais, parentes, amigos, qualquer pessoa, no meu caso a minha host family) que possa comprovar que pode te sustentar durante aquele periodo de estudos. Esse valor varia de faculdade para faculdade, por exemplo, na Community College em Massachusetts (o estado que estava) o valor era de 20 mil dolares.

O que inclui esse valor? Esse valor inclui as aulas, conhecidos la como creditos a serem pagos (no meu caso eram mais ou menos 300 dolares cada credito, cada materia), os materiais ditadicos, seguro de vida, seguro saude, hospedagem (por que algumas faculdades não tem dormitorios nos campos), comidas e despesas com o transporte. No caso a minha host family so deveria comprovar 16 mil dolares, que eram os materias ditadico e o creditos a serem feitos, porque eles iriam prover a comida, hospedagem e o transporte.

A Consuler da faculdade sabia sobre o meu caso (ela disse que não era a primeira e não seria a ultima Au Pair naquela situação), so tinha que manter um low profile, não comentar que trabalhava para uma familia americana, e ela instruiu a minha host mom que se acaso o governo viesse investigar (eles não fazem isso com frequencia, mas as vezes eles decidem), ela tinha que dizer que apenas deu um “brinde” sendo meu sponser. Nada mais.

Como eu ja tinha feito faculdade aqui no Brasil, eu conseguia elinimar alguns creditos so tinha que verificar quais eram. Vc precisa ter uma determinada carga/hora de aulas assistidas. Essas aulas podem ser feitas online tambem (muitas faculdades dão essa opção). Assim vc monta a sua agenda conforme a agenda da sua familia. O que não pode e não estudar, pois no final de cada semestre vc precisa renovar o seu visto de estudante, que consiste em um formulario que a faculdade envia dizendo que vc esta frequentando as aula e tem notas boas. Sem esse formulario da faculdade, fica muito dificil vc renovar o seu visto de estudante.

Quando vc faz a aplicação para o visto diretamento dos EUA, como eu fiz, vc apenas tem um papel dizendo que o seu visto esta Ok ate determinada data (normalmente a duração do curso que esta fazendo), eu não tinha o visto no passaporte.  Conheci algumas meninas que vieram ate o Brasil para tentar o visto de estudante por aqui. Assim vc tem o visto no passaporte. Algumas conseguiram outras foram negados, como qualquer visto, e não conseguiram retornar mais ao pais. Esse era um risco que eu não queria correr, pois a minha familia dependia muito de mim na epoca.

Ficar por mais tempo eh uma escolha muito dificil, as vezes eu me arrependo de ter vindo embora (talvez pelo fato de ainda não ter arrumado um emprego), mas na maioria das vezes não me sinto assim. Acho que fiz a escolha certa. Chega uma hora que fica dificil brincar de casinha na casa dos outros.

Se quiser fazer mais pesquisas, eh so ir no google e colocar student visa, vai achar um monte de site, aqui vai alguns: http://travel.state.gov/index.html, ou http://www.uscis.gov/portal/site/uscis sendo esse ultimo onde eu acabei fazendo tudo.

Outra dica eh, a minha familia era OTIMA!!! nunca tive nada de mal para falar dela, mas eles não entendem nada sobre isso. Nunca precisaram pegar um visto, então não sabiam o que fazer. Fomos ate num advogado para tirar algumas duvidas, mas no final eu fiz tudo, da pesquisa a aplicação. Tive amigas que ficaram chateadas com a familia que não “queria” ajuda-la. Não era ma fe, eles apenas não sabem que caminho seguir. Então não esperem que a familia vai te ajudar em alguma coisa, se vc tiver um advogado como host mom ou dad fica mais facil, mas de resto, eles estão tão perdidos quanto vc. Vc tera que se virar para conseguir as coisas. E se precisarem de alguma coisa, eu passei por todo o processo, se souber eu estou a disposição de vcs.

8 comments

  1. Mayara Magrini disse:

    Oi July tudo bem?
    Poxa to lendo o que vc escreveu e veio tão a calhar com o que estou passando. Estou aqui nos EUA fazem 7 meses, meus papéis para renovação como Au Pair chegarão e eu tenho seriamente considerado a possibilidade de mudar o visto para estudante…pq o salário como Au Pair tem me limitado muito educacionalmente falando… queria tirar algumas dúvidas com você… vc pode por favor me passar seu e-mail ou se quiser/puder msn?
    Anyway… obrigada e boa sorte na sua jornada!

  2. Camila disse:

    Oi July, td bem com vc?

    Estou mudando o meu visto para estudante tbm e gostaria de saber c vc pode me dar uma dica do que escrever na carta que nos temos que enviar pro governo americano explicando prq queremos ficar aki.

    Muito obrigada.

    Camila***

  3. simone disse:

    Oi July li seu blog e gostaria de saber se posso conversar por e-mail sobre o visto de estudante, eu sou au pair ha 3 meses e estou considerando a possiblidade de mudar para o visto de estudante, mas o meu caso é ainda mais complicado gostaria de dividir a minha história com voce …muito obrigada …Simone

  4. Glauce disse:

    Oi adorei suas informacoes. Sao bem uteis. Mas estou com uma duvida. Vc entrou com pedido de visto de estudante jah no segundo ano de J1 ou qdo o J1 ainda tava valido???

    Obrigada!

    Glauce.

  5. nathalia disse:

    oi!! tu sabe dizer se eu consigo mudar o status, eu estando aqui no segundo ano como aupair? sem ter voltado para o brasil e estando aqui so com o DS?

  6. karin gut disse:

    Ola, boa tarde.
    Estou indo para os Estados Unidos com visto de estudante escola e acomodaçao para 3 meses, em setembro 2014.
    Gostaria de saber se posso ir com visto de estudante e la tirar ou trocar o visto trabalhista e fazer o curso para aupair e trabalhar com familias.. aguardo a resposta, obrigada Karin Gut

  7. Bianca disse:

    Ola tudo joia??
    Sem que o post ja faz um tempinho mas veja minha situacao..
    estou a 1 mes aqui nos EUA e minha familia decidiu que o au pair program nao eh o que eles queriam, vao ficar com a nanny que voltou da california…
    Estou com medo de nao encontrar family, e decidi ficar, sou formada em biologia no Brasil, conheci Brasileiros dispostos a me ajudar, gostaria de saber qual caminho seguir e o que fazer…

Leave your Commnet!